Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Carrego em meu peito meu coração, que infelizmente é ritmado e rimado...

Seguidores

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

E olha que eu sou maquiavélico!

Sucesso... tudo por ele?

Será que realmente vale a pena fazer tudo para se ter sucesso? Do que adianta eu conseguir o que eu quero o caminho que eu fiz não foi bom? Ter lembranças do tipo "nossa foi suado, mas finalmente consegui!" "valeu cada gota de sangue derramada!".
Bem isso entra muito na filosofia de Maquiavel onde para ele, os fins justificam os meios, não importa o que eu fizer, se eu consegui o objetivo ta bom! "Mas pera ai, eu não matei ninguém, apenas deixei de fazer o que eu gosto e por causa disto você está me dizendo que sou maquiavélico?" E quem te disse que você não matou ninguém? Me diga, aonde está o 'você' nesta história de esforço?
A natureza humana não é de excessos, veja por exemplo a sociedade indígena pré-cabralina, ou as isoladas do "homem branco", eles trabalhavam quando precisava, colhendo e caçando o que precisava. Então isso quer dizer que não é para nós trabalharmos duro?
Claro que não! Trabalhar duro nesta sociedade injusta e desregulada é extremamente necessário, mas esquecer de agradar a si, de se resguardar do trabalho também é necessário!
Ta, então espera ai... estou me contradizendo e...
Não estou não! O que eu estou tentando dizer é que, trabalhar DURO é algo necessário, agora se MATAR de trabalhar/estudar, pra que? Você não vai precisar de nem metade de tudo que você aprendeu ou fez pra ser verdadeiramente feliz! Trabalhar o necessário, sem excessos, porém seriamente é muito mais útil do que passar doze horas na frente de um livro, tentando absorver por osmose e decorar tudo aquilo... não há necessidade nisto! "Ah cara, mas eu vou ser cobrado muito e tem muitos concorrentes! Eu preciso fazer isto!". Beleza, se é isso que você quer, vai lá... seja maquiavélico e se mate, mas não reclame se suas lembranças não forem as melhores... há quem diga que isso é bom, mas se eu não preciso disso pra ser feliz,  não vou querer pra mim... 


Obrigado a todos que leram isto!
Kito